domingo, março 30, 2008

Jantar Mistério

Descobre o assassino do Dr. Eça

O cenário

Estás em plena Segunda Guerra Mundial e Lisboa fervilha de espiões. A Baixa e o Cais do Sodré, o Bar Inglês ou o Café Martinho da Arcada, são alguns dos lugares preferidos dos alemães, ingleses, franceses, americanos ou espanhóis que vivem na capital, à coca de informações vitais para os seus estados. Fazendo-se passar por escritores, jornalistas, comerciantes ou industriais, correm num corrupio entre embaixadas e festas sociais.

Na altura das descobertas atómicas, das vendas do volfrâmio a ingleses e alemães e de uma neutralidade dúbia em relação à guerra, Portugal atravessa um período crucial da sua história.

O enredo

A acção começa junto ao Café Martinho da Arcada, em pleno Terreiro do Paço. Aos poucos, os participantes vão chegando e travando conhecimento. Bebem-se sumos, cervejas e cafés até que o grupo está todo reunido. Depois, é distribuído a cada comensal do jantar uma personagem, ou seja, uma pequena carta plastificada onde ficas a saber quem és e o que fazes. Há sempre informação classificada que não podes revelar, assim como existe uma forte probabilidade de que trabalhes como agente secreto a soldo de qualquer potência estrangeira ou multinacional. A tua identidade foi revelada, mas ainda falta saber mais, muito mais.

Do Martinho da Arcada percorres a pé o caminho até à casa Teotónio Pereira, no Largo de São Paulo. No caminho, logo te deténs sob o Arco Triunfal da rua Augusta onde te é revelado que o Dr. Eça, personagem principal da história, será assassinado dentro em breve. Esta personagem, homem importante da cultura portuguesa, escreveu obras notáveis que marcaram a literatura portuguesa. “Este cavalo não se peida”, um épico com 800 páginas, é o seu livro mais emblemático alusivo ao cavalo de Dom José, que observado de onde nos encontramos, percebemos o porquê da inspiração do escritor.

Chegando ao Grémio Literário, na Casa Teotónio Pereira, todos se vão mascarando com adereços do teatro, com gravatas, saias, panos, chapéus, óculos ou casacos. Tudo a rigor para tentar retractar o ambiente dos anos 40.
Após uns aperitivos, o jantar tem início. Sentam-se todos na mesa onde está a placa dourada com o nome de cada um e o jantar tem início, até que ofegante, entra a secretária do Dr. Eça com a bombástica notícia. Foi assassinado por volta das 17:00h!

E para complicar ainda mais, suspeita-se que o assassino se encontra entre os presentes.

Depois instala-se a confusão. Entre as acusações e intrigas que são lançadas à medida que cada personagem vai recebendo mais cartas com informações a revelar ao grupo, descobrem-se factos divertidos, para além de ficar bem patente o voraz apetite sexual de Eça. O objectivo final, à medida que vais jantando, é tentares reunir as pistas certas para se descobrir quem matou Eça.

Junta um grupo de amigos, ou arrisca participar com desconhecidos, e passa uma noite realmente diferente.

Morada:
R. São Ciro 41-A, Lisboa (Lapa)
1200-830 Lisboa
Telefone:213 943 460
Mail:info@bode-expiatorio.com
Fax: 213 943 469
Tlm.96858 18 98
www.
bode-expiatorio.com

Sem comentários: