A queda das acções da Northern Rock deixou em pânico muitos investidores, e acabou por contagiar as empresas do sector financeiro europeu e norte-americano. No entanto, há quem tem ganho muito dinheiro com esta descida acentuada. Os investidores que apostaram na desvalorização do papel ficaram com as suas carteiras bem mais recheadas.
Os títulos da Northern Rock afundaram 31,46% na sessão de hoje, tendo chegado a ceder um máximo de 32,63% durante a negociação, protagonizando a maior desvalorização diária de sempre de uma instituição financeira. As acções encerraram a cotar nos 438 pence.
A queda das acções deu-se depois do banco britânico ter anunciado que viu-se obrigado a recorrer aos fundos de emergência do Banco de Inglaterra para fazer face a uma crise de liquidez.
Muitos investidores perderam milhares de libras com esta sessão negra para a Northern Rock e os clientes do banco acorreram em massa aos balcões da instituição financeira (ver foto). No entanto, há uma parcela de investidores que conseguiu ganhar com esta descida acentuada, os chamados "short-sellers".
Os "short-sellers" são investidores que "alugam" acções de uma determinada empresa, no caso, da Northern Rock, na expectativa de que a cotação da companhia caia, permitindo-lhes recomprar acções a preços mais baixos.
De acordo com os dados da Data Explorers, cerca de 19% das acções disponíveis para negociação da Northern Rock estavam "alugadas", ou seja, esta percentagem de capital estava nas "mãos" de investidores que apostavam na queda dos títulos.
Sem comentários:
Enviar um comentário