segunda-feira, março 17, 2008

D. Estefânia, Rainha de Portugal


Dona Estefânia Josefa Frederica Guilhermina Antónia de Hohenzollern-Sigmaringen (Stephanie Josepha Friederike Wilhelmine Antonia von Hohenzollern-Sigmaringen, em alemão; Krauchenweis, 15 de julho de 1837 - Lisboa, 17 de julho de 1859) foi uma princesa da casa alemã de Hohenzollern-Sigmaringen e rainha consorte de Pedro V de Portugal.

Família
Estefânia era a filha mais velha de Carlos Antônio, príncipe de Hohenzollern, e da princesa Josefina de Baden. Teve cinco irmãos, entre os quais estavam aquele que viria a ser o primeiro rei da Romênia, Carlos I, e a mãe de Alberto I da Bélgica, Maria Luísa.

Casamento e Morte
Em 18 de maio de 1858, Estefânia casou-se com o rei D. Pedro V, tornando-se assim rainha consorte de Portugal. Juntamente com o marido, fundou diversos hospitais e instituições de caridade (o hospital pediátrico de D. Estefânia, em Lisboa, foi assim chamado em sua honra), o que lhe granjeou uma grande aura de popularidade entre os portugueses de todos os quadrantes políticos e sociais.

Contudo, decorrido pouco menos de um ano sobre o seu casamento, a rainha faleceu, vítima de difteria; tal fato deixou grandemente consternado não só o rei, como também o povo em geral, que por ela desenvolvera um grande afeto. Devido à sua morte precoce, o casal não teve quaisquer filhos.

Estefânia jaz no Panteão dos Braganças, no mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

1 comentário:

theone disse...

Dona Estefânia Josefa Frederica Guilhermina Antónia de Hohenzollern-Sigmaringen... Taffi para os amigos!