A ORIGEM DO CHÁ
A lenda que se ouve no Oriente desde tempos imemoriais conta que o Imperador Sheng-Nong, homem preocupado com a higiene do seu povo, ordenou a todo o império que fervesse a água antes de a consumir já que acreditava que com essa medida as epidemias reduzir-se-iam. Um dia, ao caminhar pelo bosque, teve sede. Preparava-se para beber a água fervida quando o vento trouxe consigo algumas folhas e uma baga provenientes da árvore do chá. De imediato sentiu um agradável aroma e um delicioso sabor. Assim se conta que nasceu o chá.
No Oriente, os efeitos benéficos do consumo de chá eram sobejamente reconhecidos e a sua origem perde-se no tempo, embora haja quem avance com a data de 2737 a.C. Mas foi apenas no século XV com os Descobrimentos portugueses, que tal bebida chegou ao Velho Continente. Catarina de Bragança, infanta filha de D. João IV de Portugal, contribuiu para a sua divulgação. Em 1662, por ocasião do seu casamento com Carlos II de Inglaterra, a futura rainha Catarina levou como dote uma arca de chá da China, resultado de recomendações do seu médico. Serviu-o ainda aos aristocratas e amigos, instituindo assim, o hábito do chá.
CURIOSIDADES DO CHÁ
O chá é uma bebida que pode ser servida quente ou fria e obtém-se através da cozedura, maceração de folhas, flores ou raízes de certas plantas aromáticas. A seguir à água, o chá é a bebida mais consumida a nível mundial. A quantidade de água diária recomendada a um adulto é cerca de 2 litros. O chá pode ser uma alternativa de ingestão de líquidos, factor importante ao nível da hidratação do organismo e para o normal funcionamento do aparelho urinário.
Sem comentários:
Enviar um comentário