quarta-feira, dezembro 02, 2009

Elmo's Post Weekly

Taxi-o-logia

A sabedoria popular tem habitualmente um fundo de verdade. São um conjunto de axiomas que nos parecem mais ou menos disparatados mas que decorrem da experiencia transmitida de gerações em gerações. E se algumas coisas estão completamente ultrapassadas (como em tudo na vida) outras resistem ao passar do tempo.

Mas eis que há uma classe profissional que consegue fazer ciência sem recorrer a publicações ou sequer usar a internet. Habitualmente eu costumo dizer de brincadeira que aquilo que há para saber está algures na internet. E se não figurar nessa rede global de conhecimento é porque é pouco importante ou seja não teve impacto na vida das pessoas.

Os taxistas conseguem emitir um chorrilho de sabedoria popular sem estatística, dados ou sequer factos concretos. Mas dêem-lhes um tema e eis que os ouvimos dissertar sobre os mais variados assuntos, quais lentes de Coimbra.

Acho que a sabedoria do taxista é hoje banalizada de tal forma, que quase se poderia atribuir uma designação. Se não analisemos, os taxistas potencialmente seriam os melhores agentes de publicidade. Têm pouco tempo com o cliente, mas podem interagir e ter o feedback instantâneo da reacção do passageiro. Nunca se lembraram de fazer estudos de mercado baseados nesta ciência?! Por favor.
By Elmo.

Sem comentários: