Para lá de antigo!
terça-feira, novembro 30, 2010
A distinção entre imposto e taxa
A distinção entre imposto e taxa
Em termos essenciais, pode dizer-se que o imposto se distingue da taxa, porque aquele é unilateral e estabilateral.
Com efeito, ao contrário do imposto, que não confere a quem o paga o direito a nenhuma contrapartida directa e imediata, sinalagmaticamente ligada a esse pagamento, a taxa é sempre a contrapartida individualizada de algo que se recebe em troca, seja um serviço concretamente prestado, seja a utilização de um bem do domínio público, seja a remoção do limite legal ao exercício de determinada actividade (cfr. art. 4º, n.º 2 da LGT).
segunda-feira, novembro 29, 2010
domingo, novembro 28, 2010
Brunch @ DeliDelux
É um espaço cheio de surpresas. Ao entrarmos, deparamo-nos com umas prateleiras muito bem organizadas onde nos vigiam produtos apetecíveis. Ao fundo a esplanada quase que convida a molhar os pés. É o Tejo e a preguiça que tomam conta dos que por ali aparecem e exprimentam a bela vista e as apetitosas especialidades da casa. Os seus dois "brunchs" Deli e Delux fazem deste lugar um sítio voltar repetidas vezes.
sábado, novembro 27, 2010
sexta-feira, novembro 26, 2010
Alma - Em boa companhia!
O Alma, restaurante de Henrique Sá Pessoa, abriu portas no bairro de Santos-o-Velho. Uma cozinha com sentimento e com a assinatura de um dos mais conceituados chefes da gastronomia portuguesa. A arquitectura de Eduardo Malhado e o design de Catarina Ventura resultam num espaço confortável, elegante, muito clean, onde o branco é a cor predominante. A carta deriva da interpretação de Sá Pessoa da cozinha portuguesa com destaque para o leitão confitado com fondant de batata-doce e para o bacalhau com puré de grão, tempura de sardinha e tomate seco. Um conceito de cozinha de autor low-cost que propõe dois menus de degustação: o menu alma (28 euros) é composto por entrada, prato principal e sobremesa, e o menu degustação (39 euros) que inclui cinco pratos.
quinta-feira, novembro 25, 2010
quarta-feira, novembro 24, 2010
Elmo's Post Weekly
Too many windows
Ouvi um comentário engraçado a propósito dos computadores.
Quantos de nós muitas vezes com pressa precisamos à ultima hora de tirar uma informação que ficou no PC. E precisamente nesse momento parece que ele emperra e começa a ficar cada vez mais lento. Por vezes, quando estamos a trabalhar abrimos a janela de trabalho e mais umas quantas perfeitamente acessórias (mail pessoal, conta pessoal, um ou outro blog amigo) e deparamo-nos com a dificuldade de um PC cada vez mais lento. O tal comentário dizia - eles (computadores) são como nós, quando estamos a fazer ou a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, cada uma das tarefas torna-se necessariamente mais lenta e às vezes também crashamos!
Realmente é uma comparação perfeitamente justa e legítima. Na maior parte dos casos, são raras as pessoas que dão conta de várias tarefas em simultâneo. Sendo certo, que por muito rápidas que sejam, se as executassem de forma isolada as fariam em menos tempo e com menor probabilidade de erro.
By Elmo, a processar lentamente
terça-feira, novembro 23, 2010
segunda-feira, novembro 22, 2010
domingo, novembro 21, 2010
sexta-feira, novembro 19, 2010
quinta-feira, novembro 18, 2010
quarta-feira, novembro 17, 2010
Elmo's Post Weekly
40 que é 36/34
Antes de mais, quero pedir desculpa aos leitores assíduos que terão certamente reparado na ausência desta rubrica nas ultimas semanas.
Quando vamos às compras (roupa, bem entendido!) podemos ter dois cenários: ou sabemos exactamente o que queremos e é só uma questão de confirmar número e pagar ou vamos descontraidamente à procura de algo... Seja qual for o caso, o corpo não varia e o gosto também não. Sobretudo, no primeiro caso quando temos a certeza do que queremos acontece várias vezes o vendedor não ter nem o número nem a cor. E depois surgem aqueles comentários: ah, não tenho essa cor mas tenho aqui outra que ainda lhe fica melhor. Claro que conforme a personalidade de cada uma há mil e uma maneiras de refutar tais comentários. E muito remotamente a vendedora até pode ter razão e somos persuadidos a levar uma peça de uma cor mais alternativa.
O pior cenário, é mesmo quando não têm o nosso numero. E aí inventam as maiores patranhas. No meu caso, oiço frequentemente dizer - ah, queria um 34? pois esse está marcado como 40, mas é praticamente um 36 (alguns são mais arrojados e arriscam a dizer que passava por 34). E eu a ver perfeitamente um casaco onde cabiam duas de mim, à largura e altura ou seja um casaco 2x2! Mas insistem que experimentemos e acabamos a sair do provador como um espantalho. Depois, quando já resignadas entregamos o casaco captamos inadvertidamente uma conversa paralela entre alguém mais fortezito e a vendedora - ah, queria um 44? pois este está marcado como 40, mas é um modelo largo pode experimentar!
By Elmo, pequeno para casacos marcados como 40
terça-feira, novembro 16, 2010
segunda-feira, novembro 15, 2010
domingo, novembro 14, 2010
sábado, novembro 13, 2010
sexta-feira, novembro 12, 2010
quinta-feira, novembro 11, 2010
quarta-feira, novembro 10, 2010
terça-feira, novembro 09, 2010
segunda-feira, novembro 08, 2010
sábado, novembro 06, 2010
quinta-feira, novembro 04, 2010
quarta-feira, novembro 03, 2010
terça-feira, novembro 02, 2010
segunda-feira, novembro 01, 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)