terça-feira, abril 08, 2008

CSCM 1986-2001



O Colégio


A história das RSCM, em Lisboa, teve início com uma comunidade e uma Residência Universitária Feminina na Rua de S. Bento acalentando, entretanto, o sonho da abertura de um Colégio nesta cidade. A ocasião surgiu a 15 de Agosto de 1941 quando o Dr. Luís de Abreu, proprietário do Colégio Vasco da Gama, contacta a Madre Bom Conselho para lhe dar a conhecer a decisão de vender este Colégio.

As condições oferecidas e o apoio de Sua Eminência o Cardeal Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, ajudaram a concretizar o projecto das RSCM que viam na educação da juventude um meio eficaz de evangelização e um investimento seguro para a transformação da sociedade.

No dia 15 de Outubro desse mesmo ano, o Colégio do Sagrado Coração de Maria iniciou a sua missão educativa assinalando o dia com a celebração da Eucaristia. Esta missão foi assumida por uma comunidade de RSCM sob orientação da Madre Bom Conselho e da Madre Visitação responsáveis pela parte pedagógica e administrativa. O Colégio contava então com quarenta alunas internas e externas, número que aumentou para oitenta e seis até final desse ano lectivo.

As décadas de 60 a 80 foram tempos de ampliar espaços e instalações e consolidar o projecto educativo num envolvimento crescente de toda a comunidade. A tomada de consciência da complexidade da educação para o futuro e os desafios do Concílio Vaticano II conduziram à procura permanente de novos rumos que se reflectiram em importantes mudanças. Neste sentido foram numerosas as alterações registadas, salientando-se o encerramento do internato, o regime de coeducação, a integração progressiva e a partilha de responsabilidades com leigos, incluindo a sua presença na direcção pedagógica e a criação da Associação de Pais.

Na década de 90, para responder com qualidade aos desafios da educação e à procura crescente que se fez sentir, o edifício do Colégio, embora mantendo a traça arquitectónica original, foi renovado em termos de espaços e de equipamentos. Por outro lado, a vida escolar foi valorizada com a introdução do 12º ano de escolaridade, a criação da Associação de Estudantes e a diversificação de recursos educativos.

Nos últimos anos a qualidade da acção educativa do Colégio tem sido reconhecida publicamente tendo obtido Diploma de Mérito Pedagógico e lugar de destaque nos resultados nacionais do 12º ano. Este percurso é expressão da nossa convicção profunda de que “viver em escola católica comunitária exige uma responsabilidade partilhada e uma colaboração permanente de toda a comunidade educativa”.

2 comentários:

Ines Pinto da Costa disse...

Andei no CSCM do 7 ao 11 ano, e foram certamente, anos inesquecives. Aprendi muito com as irmãs, foi verdadeiramente importante do ponto de vista do meu crescimento pessoal... E profissional, ja que parte das bases que uso hoje para trabalhar foram aprendidas la

Anónimo disse...

Fico muito contente com essas palavras, eu andei desde pre-primária até ao 12º!