quarta-feira, setembro 16, 2009

Elmo's Post Weekly

O que faço?

Antigamente havia profissões que tinham prestígio por si mesmas, ainda que os seus representantes fossem menos competentes ficava sempre bem dizer que exercia determinado oficio. E na maior parte das vezes os intervenientes sentiam orgulho em pertencer a determinada classe profissional.
Ultimamente, com a eclosão dos media, não há muitas profissões que escapem ao escrutínio popular. E frequentemente são julgadas de forma injusta e indelével. No que me respeita conheço um sem número de piadas mais ou menos "secas" sobre a radiologia. No tempo dos meus pais era banal a expressão fazer uma "chapa", e daqui decorre que se ía fazer um raio x a qualquer coisa. Agora, com as novas técnicas evoluímos para "fazer uns cortes" ou seja sinónimo de TC ou "passar a sonda" significando uma ecografia. Ora, parece-me sobejamente desprestigiante para a minha humilde função dizer que, no fundo : bato chapas (qual mecânico) faço uns cortes (qual serralheiro) ainda passo sondas (como quem passa a esfregona). Evidentemente que para o público em geral custa a aceitar que pessoas com esta actividade possam tomar a designação de médicas e, pior que isso, que percebam alguma coisa das doenças em geral...

Ainda para cúmulo, passam a vida a confundir radiologia com cardiologia, e logo eu que detesto que me troquem o nome!

By Elmo.

3 comentários:

Filipa disse...

tu sabes que eu gosto muito da tua "escrita" mas às vezes é preciso voltar a dizê-lo!
Adorei!

Daniela disse...

"hás-des" precisar de um mecânico, de um serralheiro ou de uma empregada da limpeza sua preconceituosa :P
Fora de brincadeiras, também não gosto da forma como que por vezes desprestigiam o nosso trabalho. Ah e tal é só olhar para umas imagens, que por acaso fazem diagnósticos e que por acaso sem elas anda-se totalmente "às aranhas" (às vezes continua-se às aranhas mas isso é outra história =)

joana disse...

Filipa - obrigada pelo elogio, mas como "best friend" és parcial. lol - de grosso-ó-modo

Daniela - há com cada comentario mais despropositado sobre a nossa Especialidade, que escolhemos e abraçamos...sinceramente acho escusado.