domingo, abril 09, 2006

Razão e Valores

Para além da Razão - faculdade que nos permite pensar, tudo o resto é acidental em nós. Assim sendo, o contexto em que somos inseridos é meramente acidental. As condicionantes existentes são as que são, como podiam ser outras. Significa que mesmo que sejamos condicionados, isto é, influenciados, temos sempre a possibilidade de optar.
De certa forma, os limites são os mesmos para todos os indivíduos, ainda que eu procure outro tipo de sociedade os limites Físico-biológicos que aí encontrar serão muito semelhantes. Os limites não nos permitem escolher, determinam que a nossa acção não possa ser o que nós quereríamos que fosse.


As condicionantes Físico-biológicas, relacionam-se directamente com o nosso organismo e com a possibilidade que nós temos de agir de acordo com a sua capacidade.
O nosso organismo, por um lado determina universalmente o que não podemos nem sequer tentar fazer. Por outro lado condiciona cada indivíduo de maneira diferente, por forma a que cada um se adapte ao organismo para assim poder assegurar o seu correcto funcionamento.


As condicionantes histórico-culturais dizem respeito ao facto de homem ser por Natureza, um ser social. Cada pessoa é constantemente influenciada pela sociedade em que se integra e reciprocamente influencia a sociedade. Não obstante as influências da Sociedade, o indivíduo tem o livre-arbítrio para escolher, optar.


Conclusão:

As condicionantes não anulam a liberdade do agir. Se assim fosse deixariam de ser condicionantes e tomavam a designação de determinismos, era como se os limites impostos fossem de tal forma que nem davam direito a opção. Estas, influenciam cada indivíduo que reciprocamente vai influenciar a sociedade. Seja como for cada um é livre de escolher, de optar o que quer. logo torna-se responsável pelas suas acções.


Valores

Os Valores não estão nas coisas, mas em nós. O valor é para um determinado sujeito ou conjunto de sujeitos. Um objecto só por isso nada vale. O homem é que valoriza, comercial e afectivamente. Comercialmente o Homem valoriza o que na Natureza existe em pequena quantidade ou o que no funcionamento da sociedade é prioridade para o bem-estar. Afectivamente o Homem valoriza os objectos que de uma forma ou de outra de referem ao seu passado, ou que o conectam com memórias agradáveis.

Características dos Valores


Polaridade apela ao facto dos valores terem um lado positivo e outro negativo.

Perenidade embora o tempo passe, certos valores permanecem porque são intemporais.

Historicidade revela-se porque em cada período histórico as pessoas valorizam valores que hoje em dia seriam desprezados e contrário também se verifica.

Objectividade são o conjunto de valores universais, iguais para todos.

Subjectividade são o conjunto de valores próprios de cada pessoa.

Sem comentários: