quarta-feira, outubro 15, 2008

Elmo's Post

Senso comum ao preço de Filosofia
Sempre achei espantosos os programas tipo talk-show americanos, refiro-me concretamente aos da Ophra, Tyra e dr.Phill (estou certa que existem muitos mais, mas estes passam às horas que eu frequento o HP e por isso os únicos que vejo). Não condeno os programas propriamente ditos, que me parecem revestidos de conteúdo e moderado interesse. O que acho absolutamente inacreditável são alguns dos convidados que os apresentadores escolhem para ajudar o público nos seus problemas quotidianos, vão para o “ar” a debitar imensidão de senso comum, a que todos respondem em coro “uau” como se tratasse das cartas inéditas de Kant ou das teorias póstumas de Descartes. E isso confrange-me…porque me questiono. Como é que o povo do país mais rico e poderoso do mundo, pode ficar maravilhado quando alguém conclui perante uma família falida que a melhor maneira de poupar dinheiro é não gastar em compras de objectos supérfluos?! Ou ainda, perante um casal à beira da rotura lhe dizem se continuarem assim o casamento chega ao fim?! Ou ainda (infelizmente mais hilariante) uma pessoa tímida tem de ter confiança nela própria e vencer esse defeito. A todas estas questões eu poderia responder, sem para isso ter frequentado curso universitário ou ter tido um Degree ou Masters nesse particular. Mas a verdade, é que se vê uma audiência a aplaudir de pé e emocionada estas conclusões ultra banais, retiradas das verdades de senhor de La Palice. Mas é este povo mal iluminado e pouco esclarecido que tem o poder de voto. E dessa forma elege o elemento que é muitas vezes decisivo nas directivas geopolíticas. E isso, infelizmente não é senso comum.
By Elmo.

1 comentário:

clara disse...

:D :D :D
consegui te quase ouvir a dizeres isto :)