quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Elmo's Post Weekly

Caprichos

Aquilo que muitos consideram capricho, outros podem chamar necessidade. É tudo relativo, e em última análise, seguramente que mais de 90% dos nossos haveres poderiam ser considerados caprichos. Sobretudo se o conceito se esgotar nos bens estritamente essenciais à sobrevivência. Porque em boa verdade, não precisamos de um par de sapatos a condizer com a mala, de um colar que diga com os brincos nem muito menos de um cinto que vista lindamente com “aquele” conjunto. E por aí fora…

Mas a noção de capricho, aqui entendido como supérfluo, atinge o auge de significado quando nos referimos ao capítulo dos acessórios de moda. E chegamos a um ponto que me é particularmente sensível – os relógios.

É certo que vivemos numa época em que tempo é dinheiro, e uns segundos de espera podem inviabilizar muito boas oportunidades, sejam de negócio ou de outra natureza. É também adquirido que podemos consultar as horas no computador, no tablier do carro, nos parquímetros ou no telemóvel.

Para mim, o relógio é imprescindível. Desde o primeiro relógio que me foi oferecido aos 6 anos, que esse objecto-acessório-capricho passou a fazer parte integrante de mim. E falta de relógio deixa em mim, um enorme vazio; físico e psicológico. Daqui só posso tirar uma conclusão; não é capricho, é necessidade.

By Elmo.

Sem comentários: