O membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, Yves Mersch, sinalizou hoje que o Banco Central Europeu não deverá repetir cortes nos juros como o hoje anunciado hoje e que no futuro deverá optar por reduções de juros de 25 pontos base.
O BCE reduziu hoje o preço do dinheiro em 75 pontos base, o corte mais agressivo de sempre nos 10 anos de história do banco central.
“Com a taxa nos 2,5%, ainda temos um pouco de espaço de manobra”, disse Mersch numa entrevista ao jornal luxemburguês “Tageblatt”, segundo a Bloomberg.
“Não vamos ver mais cortes significativos com o de hoje. Entramos em ‘águas mais calmas’ com alterações de juros de 25 pontos base”, acrescentou.
O membro do Conselho de Governadores adiantou que a decisão de hoje reflecte o “colapso” nas expectativas para a inflação e o crescimento económico.
Trichet também deixou hoje claro que o BCE para já não se compromete com mais cortes nos juros, pois pretende aguardar por mais indicadores, para perceber qual o impacto dos cortes mais recentes.
Os economistas acreditam que o BCE vai voltar a cortar os juros em 2009, colocando a taxa de juro abaixo dos 2%.
in jornal de negócios online
Sem comentários:
Enviar um comentário