terça-feira, dezembro 23, 2008

Museu de São Roque


A primeira apresentação pública do acervo artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa teve lugar no ano de 1898, por ocasião das comemorações do 400° aniversário da Instituição, ano em que simultaneamente se comemorava, em Lisboa, a chegada de Vasco da Gama à Índia, tendo sido a área do Chiado um dos principais pólos de atracção destas comemorações, o que, indirectamente terá contribuído para o sucesso da mostra.

Nesta ocasião foram apenas apresentadas as alfaias e paramentos do Tesouro da Capela de São João Baptista, encomendada por D. João V a Roma para a Igreja de São Roque.

http://www.museu-saoroque.com/

2 comentários:

Domenico Condito disse...

Olà Elmo.
Fico muito feliz em encontrar portugueses no meu caminho. No ano passado fui a Lisboa, onde colaboro com o Museu de São Roque para uma pesquisa histórica, que vai ser editata em Itália no próximo ano. Gostei muito dessa cidade, da sua gente, da sua arte e da sua música. A minha estadia em Lisboa foi magnifica. Se Deus quiser, vou voltar na próxima primavera. Moro em Milão, mas sou originario duma aldeia chamada Stalettì, que fica ao longo da costa jônica do Golfo de Squillace, em Calabria, uma região do Sul da Itália.
Gosto muito do teu blog.
Desejo-te um Feliz Ano Novo. Que venha 2009, com muita paz, saúde e prósperidades.
Domenico Condito - Italia

http://utopiecalabresi.blospot.com

http://utopiecalabresi.blogspot.com/2008/12/riapre-il-museu-de-so-roque-di-lisbona.html

Elmo disse...

Muito obrigada pelo comentario.
Fico muito feliz pela divulgação do meu blog.

Votos renovados de festas felizes.